Guia de Profissões- Biomedicina

Mari Soek | 4 de abr. de 2015
Olá, meus queridos leitores. Tudo bom? 

Já faz alguns bons meses que estou me programando para fazer posts relacionados com profissões e como boa procrastinadora que sou sempre acabo deixando pra depois. 

Minhas aulas voltaram e o assunto principal em sala de aula é universidade, não tem um que não esteja preocupado e cheio de duvidas, por isso decidi que já era a hora de fazer esses posts. 
O primeiro dessa série vai ser sobre Biomedicina. Para fazer esse post perguntei em um grupo quais eram os cursos que as pessoas cursavam na faculdade e ai algumas pessoas toparam responder algumas perguntas. Eu tentei fazer as perguntas que ouvi durantes as minhas aulas, eu espero que matem todas as suas  duvidas ou pelo menos, a maioria.


 As respostas são da Beatriz, 17, SC. E ela está cursando o primeiro semestre do curso. 


Como é o curso e as áreas de atuação? 

A biomedicina é a área da ciência da saúde que atua no meio da medicina e da biologia. A profissão é voltada principalmente pra pesquisa e diagnóstico de doenças humanas, mas as áreas de atuação se expandem muito. A mais conhecida é análises clínicas, mas temos mais de 30 áreas de atuação, como genética, hematologia, diagnóstico por imagem e biologia molecular (algumas delas). 

E sobre o mercado de trabalho? Onde é o melhor lugar para sua profissão?

Os biomédicos podem atuar em hospitais, universidades, centros de pesquisa, laboratórios, bancos de sangue e até mesmo dentro de cirurgias, como o caso da especialização em circulação extracorpórea. 

Dentro do curso, como é a grade curricular? A dinâmica das aulas? 

No primeiro semestre, temos matérias mais básicas como matemática e metodologia científica e poucas específicas, como biologia celular e anatomia, mas com o passar do curso as matérias ficam mais voltadas para a profissão. Temos avaliações teóricas e práticas no laboratório pra aumentar a convivência com a profissão. 

Já teve duvida se queria mesmo continuar no curso e já tentou outra coisa?

Nunca tive dúvida se queria continuar no curso. Me encontrei na biomedicina e pretendo ficar até o final. Depois de me formar, talvez eu tente medicina pra complementar minha graduação, mas não é nada decidido.

Como decidiu o que cursar?

Eu estava entre biologia e medicina, mas ambos tinham partes que eu odiava, como botânica nas ciências biológicas. Fui em uma feira de profissões e queria entrar na palestra de medicina e acabei entrando por engano na de biomedicina e acabei ficando por lá mesmo. Foi amor a primeira vista, era o que eu queria. Por causa dessa coincidência, não fui eu que escolhi a biomedicina, e sim ela que me escolheu. 

Qual a melhor e a pior parte do curso?

A melhor parte é conviver desde cedo em meios como laboratórios de diversos tipos e professores que são voltados pra área (médicos, biomédicos ou biólogos) e que tem muita experiência pra te passar. Não acredito que tenha uma pior parte, mas é uma faculdade muito puxada.

No que você mais tem dificuldade? 

Matérias não voltadas para o curso, como filosofia, comunicação e expressão e metodologia científica.

Quantas horas de estudo até passar no vestibular/enem? E como se preparou para o vestibular? (se no seu vestibular tinha vocacionada conta um pouquinho come se preparou pra elas) 

Não me preparei muito para vestibular e nem pro enem e isso foi um erro. Não recomendo pra ninguém. Apenas prestava muita atenção nas aulas no ensino médio e anotava tudo que os professores falavam, e quando chegava em casa pesquisava mais a fundo. Também foi bom ter feito o enem desde o primeiro ano do ensino médio como treino e quando cheguei no terceirão eu já conhecia bem como funcionava a prova.

Como é o tcc do seu curso? 

Ainda não sei muito bem como vai funcionar porque na minha faculdade isso muda todo ano. Agora os tccs são individuais, apresentando uma pesquisa na área de atuação. Também temos estágio supervisionado obrigatório. 

Gente, gostaram? Ajudou? Enfim, eu espero que sim. Tô adorando essa série de posts. Vou sempre deixar alguns links explicando mais sobre a profissão e um teste vocacional. Por favor, não deixem de me contar se faltou alguma pergunta e se tirou algumas de suas duvidas. 

http://biomedicinabnu.com.br/mensagem/196
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/biomedicina-684526.shtml

Qual  seu futuro curso? 


                                         Beijos, espero que tenham gostado :*


Gostou? Comente/Compartilhe
Me siga nas minhas redes sociais instagramtwitter e fanpage do blog Blog do Hallef

2 comentários

  1. Muito legal a sua iniciativa, é bom para conhecer um pouco sobre cada profissão. Se bem que já passei por essa escolha, mas está valendo para os outros leitores hehehe

    |A Beautiful Lie|

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.