Resenha: Os 13 porquês

Mari Soek | 4 de mar. de 2014
Oii, garotas. Tudo bom? 

Autor- Jay Asher 
Editora- Ática
Ano- 2009
Paginas- 244 

Sinopse- Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu já estava a um bom tempo atrás desse livro, ele até era um dos livros da lista de metas pra 2014, e estava "fuçando" pela biblioteca do colégio e bati o olho nele, surtei. Enquanto lia, tive uma mistura de sentimentos, sentia a mesma coisas que os personagens, é uma leitura dura, algumas partes do livro são bastante divertidas, outras são tristes ou até meio revoltantes. Mas com toda certeza, vale muito a pena ler. Os treze porquês entrou pra lista dos meus preferidos. 

 O autor aborda assuntos como bullying, suicídio e assédio sexual. O livro conta a história de Hanna Baker, que depois de sofrer muito no colégio e na vida em geral toma a decisão de se matar, mas antes grava 7 fitas cassete, com dois lados cada, onde ela conta 13 motivos(ou, 13 porquês) que fizeram-na cometer suicídio. Em cada fita é contado uma historia diferente com um dos personagens culpados, e as fitas são passadas pra cada um deles, até que chega em Clay, o tipico menino bonzinho e ele não entende o porque de receber as fitas. 

Hanna cita em vários momentos que foi tudo virando "uma bola de neve" e que a cada dia só aumentava, o livro me fez pensar e realmente me tocou. Hanna nunca tentou pedir ajuda, e quando pediu foi só pra confirmar o que já tinha em mente. Se pensar bem a jovem foi até um pouco egoísta por não ter pensado em quem a amava, mas por outro lado, na sua cabeça, ninguém sentiria sua falta. Apesar do livro ser cheio de dramas, um pouco complicado e ter algumas coisas que realmente assustam, eu super indico. 

Gente, essa foi a minha primeira resenha. Ela ficou boa? 
Me desculpem pelo tempo que me ausentei, mas tô sem meu computador e fica muito mais difícil pra escrever. 
                                                  Espero que tenham gostado
                                                                Beijos :*
Gostou? Comente/compartilhe
Me siga no Instagram

14 comentários

  1. Eu amo esse livro, e livros de mistério em geral, haha
    http://olhameucacheado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha pego esse livro na biblioteca da escola, mas fiquei com preguiça de ler porque nunca tinha visto ninguém lendo.. Mas depois dessa resenha, vou pegá-lo novamente.
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Sempre ouvi falar desse livro, mas nunca tinha parado para prestar atenção na história. Já quero ler. Parece um mistério bem contagiante.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana, a forma que a história é narrada é muito boa também. Obrigada ^^

      Excluir
  4. Fiquei com uma vontade imensa de ler :o
    Parabéns pelo blog , lindo demais.
    ps: Já estou até seguindo ,rs. Beijinhos.
    http://milcoisasparalelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anw, muito muito obrigada. Leia, sim, não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Adorei sua resenha, de verdade, bem objetiva e sem enrolações <3333
    Admito que por mais que morra de vontade de ler tal livro, quando vejo resenhas muito grandes eu nem leio por receio de ter spoilers e essas coisas iuahsiuahsuia mas adorei a sua por não ser assim <3
    Eu já tinha visto esse livro mas nunca tinha lido nada sobre, eu adoro temas assim mais "sérios" e ele entrou pra minha lista *-*

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico muito muito feliz que tenha gostado, eu estava bem insegura com ela, por ser minha primeira resenha. ahsuahsuahsuha Eu cuidei muuuito pra não falar de mais. Eu adoro livros nesse estilo também, assim que tiver chance, leia, Lari, ele é ótimo.

      Excluir
  6. Mariana! Que resenha maravilhosa!
    Eu adoro ler e estava procurando livros para colocar em minha listinha do ano e já adicionei esse haha Adorei os temas que ele aborda ( me parece um pouco com Perdão, Leonard Peacock, que por sinal é muito bom! ) e sua resenha é maravilhosa :)
    Beijos www.giulliaventurini.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anw, obrigada. Quando eu comecei a ler "Os 13 porquês" não sabia bem que assuntos ele abordava, por isso me assustei um pouco, e ai decidi contar aqui. Já ouvi falar desse livro, vou procurar ele pra ler. Seu comentário me deixou muito feliz, obrigada, mesmo.

      Excluir
  7. Mariana, essa foi a primeira vez que passei aqui no seu blog e já estou seguindo! Tenho vc no face, acho q por causa do grupo do depois dos quinze,mas n sabia que vc tinha um blog kkk
    Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler, mas pelo que vc disse não é tão facil de encontrar. Quem sabe se na biblioteca da faculdade eu ache, sei lá.

    Beijos, Bia Caspirro
    http://www.pontoemcomum.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anw, muito obrigada. Não, não é fácil. Eu ia colocar o link aqui pra comprar online mas não achei :(

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.