Guia de Profissões- Ciências Sociais

Mari Soek | 17 de abr. de 2015
Olá amores, tudo bom?

Deixa eu fala rapidinho antes começar o post como eu estou feliz por conseguir postar a semana toda, gente que sensação maravilhosa de trabalho cumprido. Tomara que semana que vem continue assim. 

Mas enfim, vamos para o que importa, semana passada falei sobre Biomedicina  e a profissão dessa semana é Ciências Sociais, confesso que adorei a profissão e que virou uma opção para mim. Quem sabe eu não acabe cursando depois do Jornalismo? 
A profissão é super bacana e tem muito a ver comigo. E pasmem, eu nem sabia sobre ela. Até confundi com Serviço Social, mas vamos lá, vou contar sobre essa profissão incrível pra vocês. 
O esquema do post vai ser igual ao outro, gente. 

Não achei nenhuma outra foto, perdão.
O post é com a Ana Beatriz, ela tem 19 anos e é do Rio de Janeiro e está no primeiro período de Ciências Sociais. 

 Como é o Curso e as áreas de atuação?
Bom, o curso tem 3 pilares principais: sociologia, antropologia e politica. As áreas de atuação vão desde pesquisador dos fenômenos da sociedade à recursos humanos, existe também a possibilidade de trabalhar como professor de sociologia e historia do Brasil, investir na carreira de diplomacia ou trabalhar como professor universitário

 Dentro do curso, como é a grade curricular?
 A grade tem antropologia, metodologia das ciências sociais, ciência politica, economia politica, epistemologia cientifica, e história politica e social. É um curso pra quem gosta de ler, porque tem MUITA coisa pra ler.

 Já teve duvida se queria mesmo continuar no curso e já tentou outra coisa? Como decidiu o que cursar? 
Já tive duvidas sim, ainda tenho hahahaha, meu objetivo é a carreira diplomática, então já tive duvida do que cursar sim! Decidi cursar pela grade que envolve muita coisa que gosto e porque é uma graduação que me permite ter outras áreas de atuação caso eu não chegue no meu objetivo.

Qual a melhor e a pior parte do curso?
A melhor parte acho que é o fato de você aprender muito sobre movimentos sociais e politica, isso enriquece muito a gente como cidadão. A pior parte acho que é a carga pesada de leitura mesmo, cansa bastante. 

No que mais tem dificuldade? 
Tenho mais dificuldade com as provas, em desenvolver com palavras o que tenho que explicar.

Quantas horas de estudo até passar no vestibular/enem? E como se preparou para o vestibular? (se no seu vestibular tinha vocacionada conta um pouquinho come se preparou pra elas) 

Eu estudava mais ou menos umas 4 horas por dia pro ENEM. Fiz um teste vocacional no 3° ano do ensino médio e deu exatamente as profissões que eu estava em duvida: relações internacionais e ciências sociais. Fiquei a 3 pessoas de passar pra relações internacionais e parti pra minha 2° opção. As duas servem pra chegar na diplomacia mas ainda não sei se fiz a escolha certa hahaha. Me preparei com o descomplica e refazendo provas antigas. Meu método de estudo era ver a aula, fazer um resumo com as minhas palavras e depois me explicar o que entendi daquilo. Pra exatas só entendi fazendo MUITO exercício.

Como é o tcc do seu curso? 
O TCC do meu curso tem que ser fundado num daqueles pilares que citei la em cima, você tem que esclarecer ou enriquecer algum assunto dessas áreas e apresentar para a banca. 

Gente, e ai o que acharam de Ciências Sociais? Alguém pretende cursar ou já cursa? Não deixem de me contar, hein. Ah, me contem também qual curso vocês querem na faculdade.
Vou deixar alguns links aqui em baixo, okay?



Beijos, espero que tenham gostado :*

Gostou? Comente/Compartilhe
 Me siga nas minhas redes sociais instagramtwitter e fanpage do blog 

4 comentários

  1. Da mesmo para confundir com o Serviço Social, ao ler o post parecia ate que vc tava falando da formação em Serviço Social pois a gente estuda tudo que vc citou na grade curricular das Ciências Sociais e temos que fazer muita muita leitura e entender bastante de politica e economia politica e estamos diretamente articulados com os movimentos sociais....
    M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, é super parecido mesmo. Ainda vai ter um post falando de Serviço Social.

      Excluir
  2. Realmente é um curso super legal! Porém ainda sofre preconceito, conheço duas pessoas que fazem e super indicam, e como a Ana disse enriquece muito a parte política. Adorei o post! Não esqueça da Fisio ❤️ Sucesso Mari 👏❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito muito feliz que tenha gostado. Não vou esquecer, não.
      Muito Obrigada <3

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.