Receita junina- Cabriúva e Pinhão

Mari Soek | 22 de jun. de 2015
Olá benzinhos, tudo bom?


Quanto tempo que saudade, a coisa tá corrida por aqui, depois de dois meses em greve as aulas voltaram e eu estou perdidinha ainda, acredito que logo tudo se ajeita (tomara). 


O Rotaroots desse mês deu alguns temas bem criativos pra gente, um deles era falar sobre alguma receita da Festa Junina, aqui na minha cidade a festa é muito comemorada, e tem algumas comidas e bebidas tradicionais.

A festa junina é a minha comemoração predileta depois do Natal e Ano novo, principalmente porque não pode faltar de jeito nenhum a cabriúva. 
Junho também é o mês do pinhão, desde muito pequena durante junho, vou para o fundo do quintal com meu irmão, primos e meu avô sapecar pinhão, (obrigada Deus pelos pinheiros no fundo da casa dos meus avôs.)... 
Pinhão é bastante comum aqui no Sul, uma das delicias do inverno. 

A Cabriúva ou Quentão, é uma bebida tipica da minha cidade(porem acho que você encontra em outros lugares também) e é tão tão fácil de fazer, apesar de ter em algumas outras festas por aqui a bebida é muito mais tradicional na festa junina e é uma ótima escolha para beber no inverno. 
A bebida é feita com gemada e vinho, simples assim. Você vai precisar de: (para um 1 litro de calda)

Ingredientes
Calda
1 litro de agua,
2 xícaras de açúcar,
1 ½ pacote de canela,
½ pacote de cravo,
1 litro de vinho tinto seco.

Gemada
3 ovos
12 colheres de açúcar fino.

Preparo
Calda:
Ferva a calda e acrescente 1 litro de vinho tinto seco. Após acrescentar o vinho esquente bem a mistura não deixando mais fever.
Gemada:
colocar as 3 claras em uma batedeira e bater até dar ponto de neve em seguida adicionar aos poucos 6 colheres de açúcar fino.
Gemas: bater uma gemada com as 3 gemas e 6 colheres de açucar. Em seguida misture a clara em neve com a gemada.

Servindo:    
Em uma caneca coloque a bebida e em seguida 1 ou 2 colheres de gemada, mexa bem e saboreie a famosa Cabriúva.

A receita estava no site da prefeitura aqui da minha cidade, é a coisa mais deliciosa do mundo, e perfeito para um dia bastante frio e tomar comendo pinhão <3. 
Bom gente foi isso, queria contar um pouquinho para vocês sobre essa comida e bebida tradicional daqui, alguém já bebeu cabriúva? Ou vai testar a receita? Me contem o que você acharam, hein?! 

Gostou? Comente/Compartilhe
Me siga nas minhas redes sociais instagramtwitter e fanpage do blog
Agora estou no snap: marisoek

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do RotaRoots, um grupo que tem como objetivo de resgatar a época onde os blogs pessoais eram diferentes, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral.

Nenhum comentario

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.