Guia de Profissões- Publicidade e Propaganda

Mari Soek | 9 de jan de 2016
Olá amores, tudo bom?

Uou, dois posts em seguida sobre comunicação, ADORO. Sou suspeita pra falar sobre PP já que tá muito próximo do meu curso e arrasto uma asinha pra PP também haha. 
 Esses posts sobre comunicação estão ótimos, vocês não acham não? hahaha 

Mas enfim, vou deixar os links aqui como de costume: BiomedicinaCiências SociaisEngenharia ElétricaProdução CulturalDesign de ModaArquitetura e UrbanismoEngenharia Civil, Jornalismo


O post de hoje é com a Taís de Oliveira, 23 anos. Poços de Caldas. Instagram: @taisdeoliveira_

Como é o curso e as áreas de atuação? 

O curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda é um curso mega dinâmico.
As áreas de atuação são inúmeras e não se restringem apenas às agências de publicidade, como pensam a maioria.
Entre as matérias teóricas e práticas, o curso oferece a oportunidade de atuar em diversas áreas e de diversas formas.
Você pode se tornar um fotógrafo profissional e atuar de forma autônoma, se quiser. Ou trabalhar em uma empresa administrativa e cuidar do marketing da mesma. Enfim, como tudo na vida envolve comunicação, a atuação fica a critério do profissional, o leque é muito vasto. Você, quase que literalmente, pode ser o que quiser.

E sobre o mercado de trabalho? Onde é o melhor lugar para sua profissão?

O mercado é amplo, e o melhor lugar é aquele que o profissional melhor se identificar, até porque o próprio curso  estimula e possibilita a liberdade criativa, então o melhor é que cada um trabalhe na área que mais se identifica mesmo.
Até porque é um porre trabalhar com o que a gente não gosta.

Dentro do curso, como é a grade curricular? A dinâmica das aulas? 

Acredito que, assim como todos os cursos se iniciam pela base teórica, a Publicidade não é diferente. Primeiramente, a grade curricular dá espaço à formação humana (Filosofia, Sociologia, Antropologia) e teórica (Comunicação Integrada, Introdução à Publicidade, Comunicação e Contemporaneidade) para depois se dedicar ao conteúdo prático e específico (Cinema e Vídeo, Foto Publicitária, RTVC, Marketing, Psicologia do Consumo). Contudo, vale lembrar que as grades são variáveis de acordo com a instituição de ensino.

Já teve duvida se queria mesmo continuar no curso e já tentou outra coisa? Como decidiu o que cursar?

 Eu iniciei a vida acadêmica no Direito, cheguei a cursar dois anos até. Eu achei o curso interessantíssimo, mas nunca me vi exercendo a profissão. Pensava em fazer concurso público e ter estabilidade na vida. 
Entretanto, meu namorado desistiu do Direito (estudávamos juntos) e foi pra Publicidade, curso que eu nem sabia que existia.
 Neste meio tempo eu tranquei a faculdade e comecei a trabalhar. Mas todos os dias à noite, quando nos encontrávamos, ele me contava das aulas que ele tinha na faculdade. 
 Eu me apaixonei. Larguei o Direito e o trabalho e mergulhei na Publicidade. Hoje eu estudo e estagio na área e super me encontrei. PP é amor, não tem jeito!

Qual a melhor e a pior parte do curso?

 Acredito que o curso não tem dessa de melhor e pior. Claro que as partes teóricas são mais chatinhas, tem mais detalhes. Mas as partes práticas e específicas são apaixonantes. O desafio de cada trabalho, cada semestre...
Nossa! É um aprendizado que serve para o amadurecimento pessoal mesmo. Hoje em dia eu sou bem crítica à tudo, não 
é qualquer propaganda institucional que me convence não, rsrsrs. Fiquei chata quanto aos detalhes. Sem falar que é uma delícia estudar a história do cinema, aprender as técnicas fotográficas, produzir videoclipes (suspiro!) <3 

No que você mais tem dificuldade? 

As minhas dificuldades se concentram nos trabalhos práticos, nos desafios que tenho ao longo do semestre.
Porque, querendo ou não, todos nós (eu e você que me lê) somos formados por referências que adquirimos durante a vida, e é complicado desconstruir a ideia pronta e criar algo que seja original e pertinente à proposta.

Quantas horas de estudo até passar no vestibular/enem? E como se preparou para o vestibular? (se no seu vestibular tinha vocacionada conta um pouquinho come se preparou pra elas)

Não sou exemplo para esta pergunta, rsrsrsrs. O vestibular da universidade que cursei Direito era muito tranquilo de passar, então eu nem me preocupei muito. Na universidade que curso a Publicidade eu não passei pelo estresse do 
vestibular de novo porque vim de transferência. E o ENEM eu não fiz porque, como cursei meu ensino médio em escola particular (maior arrependimento da vida!), não adiantaria em nada no meu caso.


Como é o tcc do seu curso? 

Nossa, essa é uma ótima pergunta. O TCC do meu curso é irado, hahahaha. Pra começar, ele é em grupo e não individual, como acredito que seja na maioria dos cursos. Segundo que, como tudo na comunicação pode ser objeto de estudo, sempre sai uns temas ótimos e super legais de estudar (pelo menos, eu acho, rs!), como por exemplo "MARILYN MONROE E PUBLICIDADE:
Análise do uso da imagem de celebridades mortas na promoção do consumo" ou "DE SPRINGFIELD PARA O MUNDO: Uma análise do processo transmidiático da cerveja Duff". Tem um grupo que está estudando o blog da Camila Coutinho, o Garotas Estúpidas, acredita?



                                     Espero que tenham gostado, beijos :*

Gostou? Comente/Compartilhe
 Me siga nas minhas redes sociais instagramtwitter e fanpage do blogyoutube
agora estou no snap: marisoek

 



Nenhum comentario

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.